ABCZ vai à Justiça por 'carne de zebu' em embalagens; criadores de angus reagem 

Ação diz que produtos são "marketizados" com outros nomes; associação gaúcha emite nota

10/06/2022 às 14:11 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A ABCZ  (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) informou nesta sexta-feira (10), por meio de nota oficial, que foi à Justiça, junto com o MPF (Ministério Público Federal)  e a Associação de Criadores de Angus, para exigir o acréscimo de "Carne Zebu" em rótulos de embalagem do produto. Hoje, frigoríficos usam apenas nomes como "Carne Angus", por exemplo. 

A ação representa uma reivindicação a inclusão das raças de gado nas embalagens, como raças Angus, Hereford e Simental.

Segundo a nota oficial da ABCZ, documentos comprovam cientificamente que cerca de 50% da genética por trás dos produtos "marketizados" com outros nomes são, na verdade, frutos de cruzamentos com animais da raça zebu.

Também nesta sexta, a Associação Brasileira de Angus emitiu nota para afirmar que segue a legislação e que "as carcaças que levam o selo do Programa Carne Angus Certificada são chanceladas uma a uma por um time de mais de 50 profissionais presentes dentro das indústrias, em processo auditado pela certificadora internacional TÜV Rheinland."

Veja as duas notas:

Nota da ABCZ

"Com a transparência marcante da diretoria 2020-2022, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem a público informar que nesta sexta-feira (10/06) representou junto ao Ministério Público Federal a Associação de Criadores de Angus por omissão na rotulagem dos produtos certificados pela entidade. 

Desde o início da atual gestão, como meta clara estabelecida, a ABCZ tem tentado de forma consensual, junto às instituições competentes, garantir o reconhecimento da presença da genética zebuína na carne certificada comercializada no país. Sem sucesso nas tratativas, nos vimos obrigados a buscar a via judicial para validar o trabalho e a dedicação do criador de carne de Zebu.

Assim, portanto, com apoio integral das Associações Promocionais, a representação foi entregue hoje em mãos ao procurador do Ministério Público Federal, em Uberaba/MG, Thales Messias Pires Cardoso, a quem confiamos que seja reconhecido mais do que o empenho incansável e histórico dos zebuzeiros, mas também garantido à população o direito básico de conhecer a origem do produto que consome. 

No documento entregue, estão provas científicas, como um estudo da renomada Universidade Federal de Viçosa (UFV), que comprova que cerca de 50% da genética por traz dos produtos marketiados com outros nomes - é de Zebu, ou seja, são frutos de cruzamentos. Devendo assim, obrigatoriamente, ser constado o Zebu como componente real desta carne certificada e vendida apenas com o rótulo de taurinos.  

Com mais essa ação, reforçamos nosso empenho e dedicação na defesa dos nossos mais de 24 mil associados e reafirmamos nosso compromisso de continuar lutando pela pecuária zebuína brasileira com Força Total e muita transparência e responsabilidade acima de tudo."

 

Nota da Associaçção Brasileira de Angus

"A Associação Brasileira de Angus informa que, até esta data, não foi notificada oficialmente sobre representação supostamente apresentada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) ao Ministério Público e divulgada pela entidade em nota nesta sexta-feira (10/06). Sobre o assunto em questão, a Angus vem esclarecer: 

- O Programa Carne Angus Certificada obedece integralmente a legislação brasileira, estando respaldado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que são os órgãos habilitados para regrar e autorizar o uso de denominações de raça na rotulagem de produtos cárneos por meio da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA);

- O Programa Carne Angus Certificada possui um protocolo claro, transparente, de conhecimento público e rotineiramente publicizado. Além das exigências técnicas de acabamento e idade, todos os animais a serem abatidos precisam ter, no mínimo, 50% de genética Angus, admitindo-se, desta forma, presença de composição sanguínea de diversas outras raças, com exceção das leiteiras.

- As carcaças que levam o selo do Programa Carne Angus Certificada são chanceladas uma a uma por um time de mais de 50 profissionais presentes dentro das indústrias, em processo auditado pela certificadora internacional TÜV Rheinland.

- Atuando desde 2003, o Programa Carne Angus Certificada tornou-se referência em qualidade e padrão no mercado brasileiro. Isso se deve a um trabalho sério construído por meio de uma parceria entre produtores e indústrias e lastreado nas características de qualidade de carne (sabor, suculência, marmoreio) inerentes à raça Angus e que se manifestam tanto em animais puros quanto nos cruzados.

Porto Alegre, 10 de junho de 2022

NIVALDO DZYEKANSKI PRESIDENTE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANGUS"

Com informações das associações

Foto de capa: Divulgação/ABCZ 


Últimas Notícias